Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde e a Universidade Jean Piaget assinaram no mês de Julho um do protocolo de cooperação com a duração prevista de três anos e que vem formalizar a longa parceria já existente entre as duas entidades.
Assente em três pilares, nomeadamente o estágio, a formação e a partilha de conteúdos, o protocolo vai contemplar ainda a realização de seminários e palestras com o cinema e audiovisual como temática.
“Como sabemos não abundam cursos específicos para o audiovisual e o cinema em Cabo Verde e nós pensamos que com o estúdio que a universidade tem, com os alunos ávidos de conhecimentos e a Associação com alguns técnicos capacitados para ministrar curso de curta duração podemos melhorar a qualidade dos produtos no nosso mercado”, disse na ocasião o presidente da ACACV à imprensa.
Como primeira actividade à luz do protocolo firmado, as duas instituições promoveram nos dias 23 e 24 de Julho, na cidade da Praia, uma oficina teorico-prática de realização audiovisual. Destinada aos técnicos do laboratório de audiovisual daquela universidade privada, nomeadamente aos dinamizadores da webTV institucional, a oficina foi orientada pelo realizador Mário Benvindo Cabral.
Dono de um curriculo extenso na área do cinema e audiovisual, Mário Cabral é autor de vários documentários (Rua Banana, Cidade Velha; Tarturismo; Revolução nos Rabelados; No Mar de Alcatraz; entre outros), alguns dos quais seleccionados para festivais internacionais de cinema e, há vários anos, realizador na estatal Televisão de Cabo Verde.
O workshop de realização é a primeira actividade resultante do protocolo de cooperação assinado pela ACACV e UniPiaget no início deste mês e que conforme anunciado na ocasião visa a implementação de projectos na área de formação.