O protocolo acordado entre a Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde e a APORDOC, entidade portuguesa responsável pelo festival internacional de cinema DocLisboa, vai começar a ter efeitos práticos brevemente.
Conforme Mário Benvindo Cabral, presidente da ACACV, já em Novembro as duas associações trarão a Cabo Verde o programa Docs 4 Kids. Trata-se de um programa de oficinas que “promovem a aproximação do documentário às crianças e aos jovens, através do visionamento de filmes acompanhados com reflexão e debate, em paralelo com propostas que materializem algumas das ideias suscitadas pelos mesmos”. Em suma “o documentário como experiência de aprendizagem e crescimento”.
As oficinas do Docs 4 Kids irão acontecer na cidade da Praia, inseridas na programação do Plateau – Festival Internacional de Cinema e serão orientadas pela formadora Sara Marques.
“O Docs 4 Kids vai decorrer de 13 a 19 de Novembro, em escolas selecionadas pela Câmara Municipal da Praia. A formação irá durar 5 dias e abranger 12 crianças por dia”, explica Mário Cabral.
Filmagem, edição de fotografia e de video irão fazer parte das actividades desenvolvidas, podendo as crianças trabalharem estórias que já tenham desenvolvido ou criá-las no momento. Na parte final, haverá mostra do resultado.
A APORDOC – Associação pelo Documentário, foi fundada em 1998 com o objectivo de apoiar, promover e estimular o interesse pelo cinema documental.
No âmbito do protocolo entre as duas associações está previsto, no proximo ano, acrescer ao Doc 4 Kids uma formação especifica para programadores de mostras e festivais de cinema, avança ainda o presidente da direcção da ACACV.