A sede das Forças Armadas de Cabo Verde, na cidade da Praia, recebe dia 27 pelas 15 horas a ante-estreia do documentário “Inimigo Público #1”, do realizador Mário Vaz Almeia e co-produzido pela KriolScope e pela Korikaxoru, ambas produtoras nacionais.
Inimigo Público #1 documenta uma perspectiva sobre o massacre ocorrido em Monte Tchota, em 2016, quando um militar tirou a vida de vários indivíduos a tiros, pondo-se de seguida em fuga.
“Fiz tudo do ponto de vista militar e não do ponto de vista psicológico do criminoso, ou do ponto de vista da indignação de uma sociedade civil espantada”, avançou Mário Almeida em entrevista a este site.
A Associção do Cinema e Audiovisual de Cabo Verde co-financiou a produção do filme em 300 mil escudos, no âmbito do I Edital de Apoio à Produção lançado em finais de 2018 com o fim de promover a produção de filmes nacionais, tendo sido o projecto de Mário Vaz Almeida um dos sete seleccionados pelo júri.
Esse concurso tinha por objetivo fomentar o desenvolvimento do sector audiovisual e cinematográfico nacionais, cumprindo assim com o plano de atividades que elegera o apoio financeiro como um dos pontos importantes de agenda, de forma a permitir o surgimento de mais obras no campo audiovisual e cinematográfico.
Mário Vaz Almeida tem uma pós-graduação em Estratégias em Narrativas Audiovisuais pela Universidade do País Basco e é o autor dos filmes de ficção “ 7 1/2” e “ A Rapariga”, entre outros com passagens por festivais nacionais e internacionais.