A 5ª edição do Festival Internacional de Cinema da Praia já tem o seu programa fechado.
O programa promete trazer ao público praense 27 filmes em competição, sendo 4 nacionais e 23 internacionais. Do total, 12 filmes curtas-documentários, 9 filmes curtas-ficção, 4 longas-documentários e 2 longas-ficção alémde um vasto leque de actividades paralelas entre as quais masterclasses, Workshops, projeção de filmes nos bairros da periferia da cidade, o Fórum PLATEAU e o habitual Plateauzinho, com sessões de filmes para crianças.
À semelhança dos anos anteriores e com o intuito de descentralizar o cinema e chamar novos público haverá a sessão PLATEAUZONA. Safende, Fazenda, Achada Grande Frente, São Francisco e Tira- Chapéu são alguns dos bairros da capital a acolher sessões de cinema.
Com vista a uma cada vez mais internacionalização do cinema caboverdiano, este ano a novidade é a residência artística AFRICADOC que pretende ser uma forma de profissionais do mundo do cinema poderem solidificar os seus conhecimentos e divulgarem os seus projectos.
Este ano o festival pretende fazer uma justa homenagem aquele que foi um dos seus maiores impulsionadores, o jornalista e cineastaportuguês António Loja Neves.
A primeira edição do Plateau foi realizada em 2014, e éorganizado pela Câmara Municipal da Praia, Ministério da Cultura de Cabo Verde, Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde, a Txan Film & Associates entre outros parceiros.