No almoço comemorativo do sétimo aniversário da ACACV, foram homenageados dois dos sócios fundadores, Júlio Silvão, considerado pai desta Associação e Irani Maia Pereira a segunda Vice-presidente da ACACV.
Júlio Silvão, fundador desta associação tem estado incansavelmente lutando para o aprimoramento do cinema e audiovisual cabo-verdiano, a nível nacional e internacional. Nesta última Assembleia geral realizada no dia 31 de Março, foi eleito vice-presidente da ACACV.
Irani Maia, a brasileira que se tornou cabo-verdiana. Esta activista social esteve 30 anos a trabalhar em Cabo Verde, num trabalho social e na maioria das vezes voluntariado. Foi uma das fundadoras da ACACV e a primeira mulher a exercer o papel de vice-presidente dentro da ACACV. Durante os sete anos de vida da ACACV, ela esteve sempre presente, dando o seu melhor para esta associação.
Os dois homenageados chegaram a liderar juntos no segundo mandado da ACACV, 2014/2016. Neste mandado Júlio Silvão foi eleito Presidente e Irani Maia, Vice-presidente chegando ela a exercer neste mandado, o papel de presidente substituta.
Duas figuras importantes dentro desta associação, que merecem todo o carinho e respeito por parte da ACACV.
Por motivos de saúde, Irani Maia de 72 anos, deixa Cabo Verde, o país que ela abraçou por 30 anos de labuta, partilhas e trocas de experiências.
Um grande bem-haja aos dois camaradas pelos seus contributos à ACACV e ao cinema em Cabo Verde.