|  

universidad cine becas estudiar direccion cine animacion multimedia

Cidade da Praia, 17 Fev (Inforpress)- A Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde, (ACACV) reúne-se, este domingo, 18, em São Domingos, em assembleia-geral, para prestação de contas de 2017, apresentação e discussão do plano de actividades e orçamento para este ano.

Segundo avançou à Inforpress, o presidente, Mário Benvindo Cabral, no encontro os membros vão apreciar o plano de actividades, orçamento e projectos para o ano de 2018.

Mário Benvindo Cabral mostrou-se convicto e confiante de que este ano e pela primeira vez a instituição que dirige vai conseguir dar seguimento e implementar o plano na sua totalidade, uma vez que dispõe do apoio do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas no âmbito da taxa de compensação equitativa pela cópia privada

Entretanto, adiantou que dos 10 mil contos recebidos, cerca de 50% deste orçamento será destinado a projectos editais e de produções, 15% para organização e funcionamento da instituição e resto para acção de formação.

“A nível da formação, vamos trabalhar com técnicos especializados estrangeiros na montagem, produção de baixo orçamento, onde os formados vão aprender técnicas que lhes permitam fazer produções com pouco recursos”, revelou, acrescentando que para este mês está prevista ainda a realização de uma acção de formação de filmagem com telemóveis.

Por outro lado, assegurou que neste momento a associação está a negociar com o Instituto Escocês de Cinema, no sentido desta instituição europeia vir ministrar uma formação sobre técnicas que permitas organizar projectos documentais, uma vez, explicou, em Cabo Verde há muita dificuldade na concretização dos projectos e de aceder a fundos num formato internacional.

A Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde vai continuar a apostar na formação de operadores de câmaras, na realização de concursos de curtas-metragens ligados à temática do álcool e outras drogas, e pretende ainda fazer o recenseamento de todos os produtores e realizadores existentes em Cabo Verde.

Segundo revelou o responsável, todas essas informações vão estar disponíveis no site da associação, que será apresentado no dia 31 de Março, data em que celebra o seu 6º aniversário.

“Com o incremento do financiamento de pequenas produções será possível criar uma escola”, realçou, sublinhado que a meta da instituição é conseguir financiar pequenos projectos,

A Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde tem por objectivo promover o desenvolvimento artístico do cinema cabo-verdiano e da cultura cinematográfica no país ou no estrangeiro e actividades de promoção, produção, formação, programação, edição, exibição e distribuição.

Pin It