|  

O filme “O capitão da luta”, de Ariene Lopes e Georgina Fernandes, é o vencedor da 2ª edição do Concurso Centenário Amílcar Cabral, da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV).

Em conferência de imprensa, hoje, na Cidade da Praia, o secretário da administração e finanças da ACACV, Nelson Alves, anunciou os três vencedores do concurso que visa premiar curtas-metragem, que traz como o tema o líder da luta pela Independência de Cabo Verde e da Guiné-Bissau.

“Em primeiro lugar temos o filme ‘O capitão da luta’, de Ariene Lopes e Georgina Fernandes, em segundo lugar, ‘Ami é legado de Amílcar Cabral’, filme de José Correia, em terceiro, ‘Homi grandi’, de Grace Ribeiro, e o quarto lugar ficou o filme ‘Kabral ka mori’, de Ghé Gonçalves”, indicou.

Segundo Nelson Alves, estiveram a concurso cinco filmes e a ACACV perspectiva uma participação maior nas próximas edições, uma vez que tem apostado na promoção de formações alargadas a todas as ilhas e a todas as pessoas interessadas na produção do cinema e audiovisual

“O balanço é mesmo positivo, tendo em conta que no primeiro ano tivemos quatro filmes a concorrer e este ano foram cinco filmes, embora um tenha sido eliminado, temos a perspectiva que nos próximos anos teremos mais filmes a concorrer”, sublinhou.

De acordo com o regulamento, o primeiro lugar vai receber um montante de 100 mil escudos, o segundo lugar 75 mil escudos e terceiro lugar a quantia de 50 mil escudos.

“Ainda está por acertar a data da entrega dos prémios, contudo este concurso é um desafio que foi lançado pelo Ministério da Cultura e que a ACACV abraçou, e em parceria com a Fundação Amílcar Cabral estamos a desenvolver este projecto que vai até 2024”, sintetizou Nelson Alves.

Para além de um prémio monetário, os vencedores irão receber uma estatueta com a figura do patrono do concurso e um certificado.

A 2ª edição do Concurso Centenário Amílcar Cabral tem por objectivo, para além de homenagear o legado de Amílcar Cabral, estimular o cinema documental e a criação de curtas metragens.

ES/AA

Inforpress/Fim

Associacao de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde

Pin It

Últimas Noticias