Com o objectivo de juntar o cinema nacional à luta contra a pandemia do COVID19 a Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV), em parceria com a Televisão de Cabo Verde (TCV) e com produtoras independentes, promove a partir desta terça-feira, dia 28 de Abril, um ciclo de cinema nacional denominado Terra na Kaza.
A intenção é usar o cinema como veículo para sensibilizar para a situação actual mas também dar a conhecer a uma grande franja do público caboverdiano (no país e além fronteiras) a filmes de produção ou co-produção nacionais que até aqui chegaram a um número relativamente baixo de pessoas devido à inexistência de um sistema nacional de distribuição de filmes.
Durante duas semanas serão exibidos cerca de 20 filmes, sempre em horário nobre, alguns em estreia absoluta e a maioria em estreia na televisão pública. Á exibição dos filmes serão associadas mensagens pedagógicas e esclarecimentos sobre o corona vírus.
Nesta primeira semana, os filmes em exibição, sempre depois da telenovela da noite, serão:
Terça feira, 27 Abril
Inimigo Público #1, de Mário Vaz Almeida - documentário 52 mn (estreia mundial)
Quinta-feira, 30 Abril
Djon África, de João Miller Guerra, Filipa Reis. Producao Portugal-Brasil-Cabo Verde - ficcao 1h 38 mn ( estreia na TCV)
Sexta-feira, 1 Maio
Revolucao nos Rabelados, de Mario Cabral. Produção Global Producōes - Documentário 26 mn (estreia na TCV)