|  

Chegou ao fim na sexta-feira, com um debate, a primeira edição da CENA – Mostra de Filmes Dirigidos por Mulheres, evento que contou com a parceria da ACACV.

Durante dois dias o evento contemplou duas oficinas de cinema, orientadas pelas cineastas Samira Vera-Cruz e Emilia Wojciechowska, exibição de filmes e dois painéis de debate onde temas como identidade, representatividade e possibilidades futuras quanto à presença das mulheres à frente e atrás das câmaras foram abordados.

O cartaz de filmes exibidos compôs-se dos trabalhos das cineastas Artemisa Ferreira, Celeste Fortes, Cristina Cabral, Denise Fernandes, Grace Ribeiro, Lolo Arziki, Samira Vera-Cruz e, a homenageada desta edição, Claire Andrade-Watkins. 

"No Cinema como em outras formas de expressão artística, e não só, é importante ter a perspectiva feminina. É importante ter histórias contadas por mulheres, protagonizadas por mulheres. O registo histórico, em todos os domínios e também no Cinema, precisa ser diversificado e as vozes e os olhares das mulheres, a sua perspectiva, deve ecoar ao lado do legado masculino", disse Chissana Magalhães, curadora da CENA e membro da ACACV, na abertura do evento.

Já no balanço final, a mesma agradeceu a participação das cineastas convidadas e a sua voz “nos vários momentos que vos foram dados para expressar a vossa mensagem”. “Era importante ouvir a vossa voz e tudo aquilo que queriam dizer, por isso incluímos os momentos de debate e fizemos chegar até vos a Comunicação Social, para que aproveitassem para expressar tudo o quisessem lançar para reflexão”.

Esta primeira edição da CENA – Mostra de Filmes Dirigidos por Mulheres vai ter brevemente uma extensão a Mindelo. Outra novidade, para além da manifesta vontade de fazer acontecer uma segunda edição em outro municipio, é o convite para a mostra integrar a próxima edição do Plateau – Festival Internacional de Cinema da Praia.

 

CENA

Pin It