|  

A propósito do Dia Mundial do Cinema, que se assinala a 5 de Novembro, a ACACV está celebrar com uma série actividades descentralizadas o Mês do Cinema. O municipio de Santa Cruz recebeu no dia 5 o acto de abertura das festividades e a primeira de várias formações para projeccionistas.

Neste concelho foram 13 os formandos contemplados, sendo um do sexo feminino, numa acção de formação que o vice-presidente da direcção da ACACV considera uma “aposta nas comunidades do interior da ilha de Santiago” e uma forma de “contribuir para uma nova dinamica dos municipios da ilha.

“É assim porque estão mais perto da sede da Associação e tambem porque é uma região grande, com comunidades dispersas que não têm acesso a fimes cabo-verdianos, nomeadamente a filmes de realizadores oriundos dessas mesmas localidades”, explica Júlio Silvão.

A escolha da projecção para a formação deve-se ao desejo de resgatar algo que já tinha sido uma aposta da associação, que é levar filmes às comunidades tendo em conta a “importância do cinema na educação de pessoas, na sua formação e informação”.

“Estamos apostados em alargar essa formação a todas as ilhas do país, de modo que todos os municipios passem a contar com um projeccionista”, que estará também capacitado a fazer a manutenção de uma pequena videoteca de filmes cabo-verdianos. O objectivo é que futuramente sejam as próprias edilidades a organizarem o seu programa de exibição de filmes, pequenas mostras ou ciclos de cinema nas localidades.

Tarrafal, São Lourenço dos Órgãos e Calheta de São Miguel são os municipios onde também irá decorrer a formação e onde serão realizadas sessões de filmes.

Para sábado, dia 16, está agendada uma campaha de limpeza e convivio entre os associados na sede da ACACV, no parque 5 de Julho.

O Plateau – Festival Internacional de Cinema, evento de que a ACACV é parceira e que decorre de 18 a 24 de Novembro, também está integrado no Mês do Cinema.

 

Sede ACACV

 

Pin It