|  

Em Portugal, Silvão reúne-se com representante do Festival, Mário Branquinho, para analisar o protocolo que a ACACV e o CinEco pretendem assinar visando a Itinerância dos filmes do festival português em Cabo Verde, a realização conjunta de workshops de cinema e audiovisual em Cabo Verde e a programação de novos festivais.

O CinEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, é “o único festival de cinema em Portugal, dedicado á temática ambiental, no seu sentido mais abrangente”, e realiza-se anualmente em Outubro, “e de forma ininterrupta, desde 1995, por iniciativa do Município de Seia”. O festival tem um grande prestígio internacional, concorrendo habitualmente “mais de 600 documentários, oriundos de mais de 30 países”. Este ano Cabo Verde participa através do filme “Amigo da Tartaruga” de Abel Monteiro.

Durante o evento, o representante da ACACV irá aproveitar para contactos com cineastas de outros países da CPLP para juntos estudarem formas de intercâmbio e também socializar a iniciativa da criação da rede de cinema e audiovisual dos PALOP-TL e a plataforma online de registo e informação sobre pessoas do setor, que deverá começar a funcionar em finais de 2019.

A estadia de Júlio Silvão em Portugal estende-se a Lisboa onde o realizador irá acompanhar, enquanto representante da ACACV, a 17ª edição do DOCLisboa no âmbito da parceria que a Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde está a desenvolver com a APORDOC, entidade organizadora deste festival internacional de cinema documental que este ano realiza-se de 17 a 27 de Outubro.

 

cineco

Pin It

Últimas Noticias