A Associção do Cinema e Audiovisual de Cabo Verde faz hoje, 12 de Setembro, pelas 10h30, na sede da Fundação Amílicar Cabral, o lançamento do concurso CENTENÁRIO AMÍLCAR CABRAL para produção de documentários que tenham esta figura nacional como tema.
Em 2024 será assinalado o centenário do nascimento do Herói Nacional Amílcar Cabral. Antecipando a agenda de actividades que irão marcar no país e internacionalmente esta importante efeméride, a ACACV irá realizar um concurso para produção de documentários sobre Amílcar Cabral e assim promover uma parte importante da história de Cabo Verde, despertando interesse dos jovens para a pesquisa e para a produção de conteúdos audiovisuais.
Destinado a todos os Cabo-verdianos residentes e não residentes no país, o concurso pretende contribuir para divulgação da vida e obra de Amílcar Cabral através do cinema e audiovisual, e assim estimular o cinema documental e a criação de curtas metragens.
O período de candidaturas decorre de 12 de Setembro a 12 de Dezembro de 2019. Neste período o candidato deve entregar todos os documentos obrigatórios e depositar o filme na ACACV.
Os vencedores serão anunciados a 20 de Janeiro de 2020. Os prémios a atribuir contemplam: Primeiro Classificado: 200 mil escudos; Segundo Classificado: 150 mil escudos;Terceiro Classificado: 100 mil escudos. Será ainda entregue uma estatueta com a figura do patrono do concurso e um certificado. O júri poderá ainda decidir-se pela atribuição de Menção Honrosa.
O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e Fundação Amílcar Cabral são parceiros do concurso Centenário Amílcar Cabral no âmbito de protocolos assinados com a ACACV.
A informação completa sobre o concurso e os procedimentos para candidatura encontram-se no REGULAMENTO:
- Regulamento de Candidatura(Google Drive)
- Formulário de Candidatura (Google Forms)